segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

José Mourinho - Special One

Invencibilidade de 9 anos em jogos em casa é histórico! São 148 jogos em Campeonatos Nacionais sem derrotas! Este feito foi conseguido por José Mourinho ontem quando o Real Madrid venceu o Levante por 2 a 0 no Santiago Bernabéu.
Em 86 dos 148 jogos de invencibilidade, o time dirigido por Mourinho não sofreu um gol sequer. Foram 38 partidas pelo Porto, 60 pelo Chelsea, 38 pela Inter de Milão e agora 12 pelo Real Madrid.
A última derrota em casa foi em 23 de fevereiro de 2002, quando ainda dirigia o Porto. Quando o Beira Mar ganhou por 3 a 2.
Talvez um dos "segredos" de Mourinho tenha sido sua formação na Universidade.
Ele foi aluno de Manuel Sérgio, criador da ciência da Motricidade Humana. Professor de Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa e Doutor e Professor Agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa.
No seu depoimento no livro "Motrisofia" (Homenagem a Manuel Sérgio), Mourinho afirma que Sérgio o ajudou a resolver muitas das suas angústias enquanto estudante e, em consequência, acabou por ser talvez o professor que mais influenciou o sua carreira. "Manuel Sérgio pretendia que os seus alunos pensassem pelas suas próprias cabeças e estivessem à vontade para questionar todo um passado de equações já resolvidas e aceitas como única verdade. Foi desta forma que me ensinou que para ser aquilo que queria ser (treinador de futebol) teria de ser um especialista na área das ciências humanas", explica Mourinho.
Para Manuel Sérgio: "Mourinho tem uma perspicácia invulgar a analisar as situações. É um homem que consegue ver aquilo que os outros não vêem. Ele olha e vê o futebol que se desenvolve no campo e nunca se engana nas substituições que faz.
O grande líder é o grande homem. É preciso estudo e qualidades humanas. Tudo em nós é inato e adquirido simultaneamente. Ele é extremamente inquieto, quer sempre saber mais. É um homem de estudo, que se atualiza permanentemente. Tem qualidades excepcionais, que são dele e que não se aprendem. Simultaneamente, é um homem de coragem. A primeira coisa que ele faz quando chega a um clube é impor-se aos chamados "donos da panelinha" e demonstrar que ali quem manda é ele. E se não lhe obedecerem são excluídos".
O Special One, como é chamado na Inglaterra é o melhor técnico da atualidade e mesmo em sua primeira temporada no Real Madrid, ele já pensa em voltar à Inglaterra.
Recentemente ele declarou: “Para mim e para minha família, o importante é a felicidade, e eu amo o futebol inglês e minha família ama a Inglaterra. Sempre mantive que voltarei um dia, mas talvez isso aconteça mais cedo do que pensava".
Com certeza não faltarão clubes para o treinador de 48 anos que já possui dois Títulos da Liga dos Campeões, uma Taça da Uefa. Além de vencer duas vezes os Campeonatos de Portugal, Inglaterra e Itália, entre outros títulos.

Nenhum comentário: