quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Favela Surfe Clube - Rio Breaks

Hoje vou comentar sobre como o esporte pode ser também meio de promoção humana.
Nascido e criado na favela do Cantagalo, o Favela Surfe Clube coordena, com muito idealismo e luta, uma escolinha de surf gratuita no Arpoador para jovens carentes da favela e uma oficina de pranchas que tem dado a muitos jovens uma opção de vida ligada ao esporte. O projeto está aberto para jovens de qualquer morro que queiram surfar e não tenham condições financeiras. Apesar das investidas do Favela contra o trabalho de menores no tráfico, os criminosos respeitam o projeto. A ONG já tirou muitos jovens do crime organizado.
E vendo este projeto o diretor americano Justin Mitchell, aborda o surf como tema em seu documentário Rio Breaks. Resultado de filmagens feitas ao longo de um ano na capital fluminense, Rio Breaks retrata a vida de dois garotos da favela do Cantagalo que participam do Favela Surfe Clube.
Segundo palavras do próprio Justin sobre a idéia central do filme: "é mostrar o que o surf pode fazer por você, como ele pode ter influência na vida de alguém. É uma celebração desse esporte."

Nenhum comentário: