terça-feira, 7 de junho de 2011

Fenômeno de Marketing

Ronaldo faz hoje sua despedida da Seleção Brasileira contra a Romênia no Pacaembu.
Ronaldo Luís Nazário de Lima apelidado de Fenômeno, fez jus ao apelido tanto dentro como fora dos gramados.
Ronaldo representa o garoto-propaganda ideal. Ele reúne técnica, títulos, gols, etc. Soma-se a isso seu carisma e grande identificação do público.
Seu primeiro grande contrato de patrocínio foi com a Brahma, quando ele jogava no Cruzeiro. O valor acertado na época foi de US$ 50 mil!
Na seqüência assinou com a Nike um contrato vitalício que lhe rende anualmente cerca de US$ 1 milhão. Parmalat e Pirelli também apostaram na imagem do craque.
Recentemente no Corinthians, Ronaldo trouxe a Batavo, Bozzano, Banco Pan Americano, Wizard e Neo Química para a equipe do Parque São Jorge. Neste período os ganhos com patrocínio foram recordes para a equipe alvi-negra.
A TIM deixou de patrocinar o Fenômeno diante do escândalo com os travestis. O valor do contrato era de US$ 3 milhões por ano. Porém Ronaldo assinou com a Claro e hoje sua conta no Twitter @ClaroRonaldo é uma das mais seguidas do mundo.
Atualmente, Ronaldo possui patrocínio de empresas como Ambev (Guaraná Antarctica e Brahma), Nike, Vale e Claro. Sua fortuna está estimada em R$1 bilhão.
Todo o dinheiro ganho só foi possível pelo seus feitos no campos. Afinal foram 18 anos como profissional, 612 jogos e 414 gols. Eleito 3 vezes como o Melhor do Mundo, Maior artilheiro da história das Copas do Mundo, Duas Copas do Mundo, etc.
Ronaldo é referência para os demais atletas. Sua busca incessante pela vitória e conseqüentemente os títulos. Superar todos os obstáculos, no caso caso dele foram duas grande lesões que poderiam encerrar sua carreira. E manter a simplicidade e simpatia sempre. Provavelmente a lição mais difícil para muitos hoje.

Nenhum comentário: