sábado, 22 de agosto de 2009

Novo Circuito Mundial de Surf ?

Um novo circuito mundial de surf profissional? Os rumores indicam que Kelly Slater é um dos principais mentores desta revolução no surf profissional. E que seu manager, Terry Hardy, teria atraído a rede americana de televisão ESPN para a mesa de negociações. A emissora seria a responsável por criar um pacote de mídia para atrair grandes patrocinadores para o novo circuito, que pretende ser muito mais rico e atraente que o da ASP. Numa entrevista que concedeu recentemente ao jornalista australiano Tim Baker, Slater negou ser uma das cabeças por trás do proposta.“Eu não vou conseguir mudar nada sozinho. Se os principais surfistas não estiverem unidos nenhum projeto será bem sucedido”. Segundo Kelly, “ as pessoas costumam ter medo das mudanças. Mas o surf profissional precisa evoluir em termos de premiação e aumentar sua exposição na mídia. O modelo da ASP está ultrapassado”. Parece óbvio o que Slater está dizendo. A Association of Surfing Professionals depende quase que exclusivamente da Quiksilver, Billabong e a Rip Curl para patrocinar as etapas do ASP World Tour. Uma das reclamações dos atletas é a baixa premiação e se considerar o que o surf movimenta para essas empresas, realmente é muito pouco para muito lucro empresarial.
O calendário do "ESPN Surf" teria oito provas, disputadas em a 6 meses. Provavelmente de julho a novembro. Uma prova final deve decidir o título mundial. Os eventos teriam entre sete e oito dias para aguardar pelas melhores condições de surf, mas os organizadores precisariam de apenas um dia e meio para finalizar a prova. Um especial de tv sobre cada evento, com uma hora de duração, seria produzido e transmitido pela ESPN, uma semana após a realização das provas. Atingindo um audiência estimada em 98 milhões de casas nos EUA.
Kelly Slater levou o surf para outro patamar nos mares, agora como "cartola" trará outra "revolução".
Com certeza o surf é mais que um esporte, é um estilo de vida. Sua cultura desde a maneira de se vestir até mesmo como se comportam diante as questões ambientais influenciam milhares de pessoas. É mais do que justo dar o reconhecimento merecido aos atletas que tanto dão lucro às empresas.

Nenhum comentário: