terça-feira, 6 de outubro de 2009

Globo filma coletiva cada vez mais distante

Tenho notado no Globo Esporte, apresentado por Tiago Leifert, que as entrevistas coletivas estão sendo filmadas de longe. Vejo isso ocorrendo nas entrevistas no Corinthians, São Paulo, Palmeiras, etc. Mal dá pra identificar o jogador, porém fica visível os jornalistas em torno do atleta além de câmeras, cadeiras, etc.
Para driblar a não exposição do backdrop, já havia sido criado uma pequena tarja com o logo da marca patrocinadora.
A Rede Globo havia assumido o compromisso de exibir backdrops e patrocínios de camisas com maior destaque em sua programação no ano passado. O acordo era uma reivindicação de longa data do mercado, e conseqüentemente dos clubes, que pediam uma exibição considerável para poderem negociar melhores valores com patrocinadores.
De maneira geral é muito difícil para o atleta conseguir um patrocínio, pois um pré-requisito é visibilidade da marca na mídia, e quando a oportunidade aparece o meio de comunicação não mostra. Por outro lado o veículo de comunicação também tem seus anunciantes e mostrar "gratuitamente" um concorrente pode gerar problemas.
Entendo que se quer tornar de fato o Esporte como negócio faz-se necessário respeitar todas as recomendações e citar os nomes dos detentores do evento e/ou patrocinadores.
Já citei aqui a disputa para a trasmissão do Campeonato Paulista de Volei entre Bandsports e Sportv. Umas das exigências era o compromisso de falar o nome completo da equipe, ou seja, o patrocinador e não apenas a cidade.
Teremos os dois maiores eventos esportivos do Mundo (Copa em 2014 e Olimpíada em 2016) é importante repensar de que forma cada um dos envolvidos farão para melhorar cada vez mais o esporte brasileiro.

Nenhum comentário: