terça-feira, 11 de agosto de 2009

CBF exigirá curso para ser Técnico

Hoje foi publicado no jornal Folha de S.Paulo que a Confederação Brasileira de Futebol irá exigir uma licença para técnicos,essa orientação faz parte do contexto de novas regulações da Fifa para o futebol.
Haverá licenciamento dos clubes, no qual é prevista a exigência da contratação de treinadores com cursos oficiais ou experiência reconhecida de cinco anos.
A previsão é que a norma entre em vigor na temporada 2010-2011. Comparando com a Europa, a UEFA oferece licenças e cursos de aperfeiçoamentos para treinadores há 15 anos (não obrigatórios).

Vale lembrar que desde 1998 regulamentou-se a profissão de Educação Física e, portanto criou-se o Conselho Federal de Educação Física - Confef. E segundo o estatuto deste Conselho em seu Art. 11 : "O exercício da Profissão de Educação Física, em todo o Território Nacional, tanto na área privada, quanto na pública, e a denominação de Profissional da Educação Física são privativos dos inscritos no CONFEF e registrados no CREF, detentores de Cédula de Identidade Profissional expedida pelo CREF competente, que os habilitará ao exercício profissional".
Para se obter o registro é necessário ser diplomado em Educação Física ou ter exercido comprovadamente atividades ligadas à área até cinco anos ou mais antes da data da regulamentação.

Não quero negar o conhecimento de não-formados, porém acredito que fazer um curso de especialização ou uma formação universitária melhora muito mais o desempenho do profissional. Além disso esta medida é oportuna, pois ainda vejo métodos semi-profissionais ou até mesmo amadores. Os técnicos de futebol tanto da elite como das divisores menores são pessoas que tem grande influência sobre os atletas e devem estar preparados para desenvolvê-los tanto física, tática e psicologicamente.

Nenhum comentário: