quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Nike e Adidas entre as marcas mais valiosas do mundo


A 11ª. edição do ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas feita pela Interbrand apontou a Nike e a Adidas como as únicas marcas do setor esportivo dentre as melhores. A Interbrand, consultoria de gestão de marcas, publica o ranking das 100 maiores marcas – o Best Global Brands – baseada em uma metodologia exclusiva.
O valor da marca é uma representação financeira do que a marca significa para os ganhos de uma empresa. O cálculo leva em conta três fatores: os ganhos financeiros obtidos pelas empresas com suas marcas, a preferência dos consumidores pela marca e estimativas sobre a capacidade da marca de gerar ganhos no futuro. Todas as marcas que integram o ranking devem ser empresas de capital aberto, com dados financeiros publicados e um terço de seu faturamento realizado fora do país de origem.
“A grande mudança que percebemos neste ano é que a relação entre marcas e clientes têm mudado irrevogavelmente. E o motor da mudança é o comportamento do consumidor; menos fiel e mais cético em relação às marcas”, diz Alejandro Pinedo, diretor geral da Interbrand no Brasil.
Em seu relatório a Interbrand classifica a Nike como "uma marca que tem uma visão clara e consistente do seu patrimônio.De seu nome para o seu posicionamento, a vitória é o fio que percorre a marca. Seu sucesso tem sido a capacidade da empresa para criar conteúdo que atrai milhões de espectadores sem qualquer publicidade de apoio". Mas faz uma ressalva, "ela poderia melhorar no que diz respeito aos meios de comunicação social, pois esta é uma área onde a Adidas é melhor".
Já a Interbrand enxerga a Adidas como "uma marca que está sempre na vanguarda da inovação e da mudança na indústria de artigos esportivos. Os clientes geralmente demonstram alta fidelidade à marca de calçados, mas os outros produtos não fornecem muita variedade.No entanto, o recente lançamento de seu aplicativo miCoach, que transforma o smartphone em um personal trainer, podem ajudá-la a competir com o Nike+Sensor. Inovações como esta, e sua enorme presença na Copa do Mundo, estão aumentando a visibilidade da marca".
A Nike ocupa o 25º lugar do ranking valendo US$ 13,7 Bilhões de dólares e a Adidas o 62º lugar valendo US$ 5,4 Bilhões.

Nenhum comentário: