sábado, 10 de julho de 2010

Logomarca da Copa de 2014

A alta cúpula do futebol se reuniu em Johanesburgo para o lançamento da logomarca oficial da edição de 2014, que será realizada no Brasil. O emblema, que já tinha sido revelado antes da festa, faz referência à taça do Mundial, formada pelo formato de três mãos em verde e amarelo.
A agência que criou a marca, a Africa, pertence ao Grupo ABC, presidido por Nizan Guanaes.
De acordo com a Fifa, 25 agências brasileiras foram convidadas a confeccionarem a logomarca do torneio. A escolha foi feita por um comitê formado pelo presidente do Comitê Organizador do Brasil 2014, Ricardo Teixeira, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e personalidades como o arquiteto Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo.
O desenho, intitulado "Inspiração", deriva de uma célebre fotografia de três mãos que juntas levantam o troféu mais famoso do planeta. "Além da mensagem humanista das mãos entrelaçadas, a imagem verde-e-amarelo representa a acolhida generosa que o mundo receberá no país anfitrião", opinou a Fifa, em comunicado.
"Vamos esquecer um pouquinho o continente africano e pensar no Brasil, onde o futebol é uma religião. Trata-se de um país que escreveu páginas gloriosas da história do esporte, é pentacampeão. Mas teve sua última Copa em 1950, há muito tempo. Agora, chegou a vez de regressarmos à America do Sul, que teve aArgentina em 1978", afirmou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, antes de interromper seu discurso em inglês.
"Vamos falar em português, em brasileiro?. Toda a Fifa vai falar brasileiro a partir de agora", completou o suíço.
A cerimônia contou ainda com os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da CBF,Ricardo Teixeira, e da Uefa, Michel Platini, além dos ex-jogadores Cafu, Carlos Alberto Torres, Romário e Bebeto
.

Nenhum comentário: