segunda-feira, 30 de julho de 2012

"Olimpíadas” é a segunda marca mais valiosa do mundo

De acordo com estudo da Brand Finance, “Olimpíadas” é a segunda marca mais valiosa do mundo, atrás apenas da Apple.
A marca “Olimpíadas” acaba de ser avaliada em R$ 96,1 bilhões, um crescimento de 87% desde as Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008; quando fora avaliada em R$ 51,3 bilhões, de acordo com estudo realizado pela consultoria internacional de avaliação e gestão de marcas, Brand Finance.
Com este resultado, a marca Olimpíadas se transforma na segunda marca mais valiosa do mundo, atrás apenas da marca Apple, avaliada em R$ 142,6 bilhões em 2012; e vale mais do que o valor das próprias marcas de seus patrocinadores, incluindo a Samsung (R$ 77,2 bilhões), GE (R$ 67,1 bilhões) e Coca-Cola (R$ 62,8 bilhões). E, ainda, vale mais do que a marca mais valiosa da Grécia – onde nasceram os jogos olímpicos, em 776 a.C - o Banco Nacional da Grécia, cujo valor de marca é de R$ 715 milhões.
De acordo com o sócio e CEO da Brand Finance para América do Sul, Gilson Nunes, a marca Olimpíadas gerou, neste último ciclo de quatro anos, R$ 9,4 bilhões para serem investidos no desenvolvimento dos esportes no mundo. “No cálculo do valor da marca Olimpíadas, nós nos baseamos nos relatórios financeiros do Comitê Olímpico Internacional. Consideramos todos os usos operacionais com a marca Olimpíadas, incluindo resultado com direitos de televisão, patrocínios, licenças da marca, merchandising e vendas em bilheteria. E de outro lado, avaliamos custos e investimentos totais em cada ciclo de quatro anos”.
Segundo o estudo, o crescimento do valor da marca Olimpíadas - desde Pequim, em 2008 - foi caracterizado pela melhoria em alguns dos indicadores-chave, tais como: .Resultado total cresceu em 38%, para R$ 9,4 bilhões |.Resultado com TV cresceu 51%, para R$ 7,8 bilhões|,Patrocínio cresceu 10,5% apenas, refletindo a crise econômica mundial |,Resultado com TV representa 2/3 do total geral.
Para Nunes, o crescimento alcançado pelas Olimpíadas nos últimos anos deve se manter, uma vez que os países emergentes estão aumentando sua participação. Atualmente, a Ásia representa apenas 12% do resultado com TV, enquanto as Américas somam 59%, especialmente a América do Norte.
“Os patrocinadores têm apostado nas Olimpíadas como um excelente investimento de marketing. A P&G (Procter & Gamble), por exemplo, espera gerar vendas adicionais de R$ 1 bilhão com Londres 2012.A estimativa é que as Olimpíadas beneficiem a economia inglesa em mais de R$ 50 bilhões, gerando emprego e renda para a população. “Isto equivale a 2,1% do PIB atual, que corresponde R$ 4,9 trilhões”, afirma Nunes.
Segundo Nunes, o Brasil poderá se beneficiar com as Olimpíadas muito mais do que a Inglaterra. “Entretanto, isto dependerá de como o governo e o setor privado nacional irão se organizar para extrair o maior beneficio com as Olimpíadas no país, em ação conjunta com o Comitê Olímpico Internacional; e de como as marcas nacionais irão explorar este evento como estratégia de crescimento interno e externo, face à baixa visibilidade que registram no cenário mundial. Vencendo estes desafios, podemos agregar na economia mais de R$ 100 bilhões em 2016”.
O executivo lembra que em termos de tamanho de PIB, Brasil e Inglaterra estão hoje muito próximos, mas em termos de marca, a marca Brasil vale apenas 63% do valor da marca do Reino Unido, ou seja, a marca Brasil vale R$ 2,8 trilhões, enquanto a marca do Reino Unido vale R$ 4,4 trilhões. “Os benefícios finais para o Brasil vão depender se conseguimos adotar uma agenda estratégica e operacional única em torno da marca Brasil e não deixar a agenda política prevalecer”, conclui Nunes.

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