quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vida Sobre Rodas

O documentário Vida Sobre Rodas, do diretor Daniel Baccaro, primeiro longa- metragem de skate feito no Brasil, estréia no dia 26 de novembro nos cinemas de todo o país.
Mais do que um filme sobre skate ou skatistas,
Vida Sobre Rodas conta histórias de superação, coragem, amizade e determinação de jovens que acreditaram em um sonho e realizaram o impossível.
O filme narra as últimas décadas do esporte no Brasil, seu vertiginoso crescimento e desenvolvimento técnico pela ótica de quem participou de toda essa revolução. Depoimentos e imagens de skatistas, jornalistas e empresários formam um mosaico que retrata os obstáculos superados pelo skate, hoje o segundo esporte mais praticado no país. No início dos anos 80, o cenário era desolador, faltavam pistas, equipamentos e apoio aos praticantes. Aos poucos, foram surgindo grupos de skatistas em São Paulo, ABC e interior. Em São Bernardo estava a pista mais famosa da época, enquanto Guaratinguetá abrigava o único campeonato nacional.
O longa conta a trajetória do skate brasileiro nas últimas décadas através das histórias e manobras dos 4 maiores ídolos nacionais da atualidade neste esporte: Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Sandro Dias.
O resultado é um filme que tem sua narrativa construída em depoimentos emocionantes e imagens de arquivo de verdadeiros mitos do skate brasileiro e mundial como: Thronn, Sérgio Negão, Jorge Kuge, Glauco, Daniel Bourqui, Christian Hosoi, Tony Hawk, Lance Mountain, Danny Way, Márcio Tanabe, Eduardo Badeco, Mauro Mureta, Léo Kakinho, Digo Menezes, Lemuel Dinho, entre outros, além dos quatro protagonistas.
Em uma das cenas vemos Lincoln Ueda afirmar que o apoio de seu pai, assíduo freqüentador das competições disputadas pelo filho, foi fundamental para seu desenvolvimento no esporte. Um depoimento pessoal, mas que retrata um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento do skate no Brasil, o fim do preconceito.

Nenhum comentário: