sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Corinthians fecha maior patrocínio do país

A Hypermarcas anunciou que fechou um contrato de patrocínio com Corinthians para estampar quatro marcas na camisa o clube no ano de seu centenário. De acordo com a empresa, a marca Neo Química Genéricos, comprada pelo grupo em dezembro, será a principal patrocinadora do time paulista, estampando o peito e as costas da camisa oficial. Já a marca Bozzano ocupará as mangas, enquanto a marca de desodorantes Avanço ficará nas axilas. Além disso a marca de detergente em pó Assim estará na região dos ombros. A empresa diz que a aposta na marca Neo Química Genéricos nos locais de maior exposição reforça a estratégia de crescimento do grupo no mercado de genéricos. A Bozzano, que já estampava as mangas alvinegras na última temporada, seguirá tendo o atacante Ronaldo como garoto-propaganda da marca.
O valor não foi divulgado oficialmente, mas deverá ser o maior da história do futebol brasileiro: R$ 38 milhões em dinheiro, mais R$ 3 milhões em ações de marketing, totalizando R$ 41 milhões. Há ainda bônus por títulos, como a Libertadores e o Mundial de Clubes, o que pode fazer só esse contrato render R$ 50 milhões. A diretoria de marketing negocia ainda a barra da camisa e o calção com outras empresas, o que renderia mais cerca de R$ 10 milhões. O acordo com o Grupo Silvio Santos terminou em 31 de dezembro. Como comparativo, em 2009 o Corinthians ganhou R$ 32 milhões de três empresas diferentes. Em 2008, a Medial Saúde desembolsou R$ 16,5 milhões e, em 2007, a Samsung fechou por R$ 6,7 milhões.
Fica evidente que o futebol é altamente rentável no Brasil se for gerido com seriedade. Além da importância do clube e do tamanho da torcida, 2010 é o ano do centenário, o elenco tem dois jogadores badalados (Ronaldo e Roberto Carlos) e o time disputará a Libertadores. Tudo isso fará que a exposição das marcas seja tão grande que o patrocínio ficará até barato pelo retorno que o Marketing Esportivo trará para essas empresas.

Nenhum comentário: